CMS ITANHANGÁ

Estrada do Itanhangá, n°270 - Itanhangá - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22031-090 | ☎ Telefone: (21) 3139-4904
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Ana Aragão | CNES 6784720 - ESF: 01 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA LENICE DA SILVA

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA LENICE DA SILVA

Hoje é um dia especial para todos! Lenice da Silva, Técnica de Enfermagem de nossa unidade, completa hoje mais 1 ano de vida. Nós do CMS Itanhangá desejamos saúde, paz e sucesso em sua trajetória de vida. Obrigado pela contribuição e pelo seu trabalho de acolher com carinho e eficiência a comunidade do Itanhangá e a todos nós.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios da caminhada

Benefícios da caminhada

Vantagens

- Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.

- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.

- Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa.

Riscos

- Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.

- Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal.

Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico.

- Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa ativa, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.

Período mínimo para fazer efeito

- De três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia.

- Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.

Gasto calórico médio

- De 200 a 400 kcal/hora

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

- Todas as pessoas, das mais diversas idades, desde que tenham passado por uma consulta médica.

Escola Politécnica abre inscrições para processo seletivo de 2013

Escola Politécnica abre inscrições para processo seletivo de 2013

 Estão abertas até 21 de setembro as inscrições para o processo seletivo de 2013 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). São oferecidas vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nas habilitações Análises Clínicas e Gerência de Saúde. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Para tornar o acesso mais democrático, a Escola modificou alguns critérios seletivos. A principal mudança foi a adoção de sorteio público no lugar da classificação por nota. O sorteio, no entanto, será precedido por uma prova, que deverá aferir conhecimentos mínimos necessários ao ingresso no curso.
A EPSJV mantém ainda um sistema de cotas, a partir do qual são reservadas 50% das vagas aos estudantes que tenham cursado as últimas quatro séries do Ensino Fundamental em escolas da rede pública municipal ou estadual.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Oxicitocina para Combater a Timidez

Oxicitocina para Combater a Timidez

 Este hormônio, oxicitocina, tem a capacidade de fazer as pessoas serem mais extrovertidas, mais abertas socialmente. Um estudo descobriu que a oxicitocina spray nasal pode facilitar as relações sociais das pessoas tímidas. A oxicitocina tem sido estudada ao longo dos últimos 20 anos pelo seu impacto sobre o comportamento social.
É um hormônio liberado pelo hipotálamo durante o aleitamento materno, e está ligado ao sexo e relações sociais. Além de alterar o comportamento do indivíduo, tem a capacidade de criar vários efeitos fisiológicos e emocionais. A personalidade do indivíduo geralmente permanece estável, mas a pesquisa da Concórdia University (Canadá) foi feita para verificar se a oxicitocina pode mudar os traços da personalidade.
O estudo que será publicado no início de 2012 na Revista Psychophamarcology. Da pesquisa participaram 100 pessoas, homens e mulheres, entre 18 e 35 anos, que não estavam tomando nenhuma medicação, nem sofriam de transtorno mental, nem fumavam. A todos eles foi dada uma versão sintética da oxicitocina spray nasal. Após 90 minutos da inalação da substância, eles responderam a um questionário explicando como se sentiam, avaliando: extroversão, cordialidade e abertura a novas experiências. Todos os indivíduos estavam mais confiantes e altruístas.
O estudo mostrou que ela pode mudar a reação social das pessoas, adicionando aos seus traços de personalidade mais calor, confiança, altruísmo e uma mentalidade mais aberta. No entanto, Christopher Cardoso, diretor da equipe de Concordia University, esclarece que isso não significa que a oxitocina é uma poção mágica para os tímidos, ou pelo menos ainda está longe de uso generalizado para resolver a timidez dos indivíduos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os Sintomas de um Pré-infarto

Os Sintomas de um Pré-infarto

 Esta condição, também conhecida como angina, é um sinal de que há um problema arterial que necessita de tratamento de um cardiologista.
Um pré-infarto é uma doença cardiovascular, caracterizada como um ataque de coração de forte dor no peito. O pré-infarto surge porque há uma redução do fluxo sanguíneo para o coração.
Entre os sintomas de um pré-infarto devemos mencionar:
Dor ou desconforto no peito de repente, se trata de uma dor aguda, de opressão. Que estende-se ao pescoço, ombro, ou o braço esquerdo. A sensação é como se algo pesado caísse em cima do peito e este fosse explodir.
Sintomas que estão associados com pré-infarto:
  • Náusea.
  • Fadiga.
  • Falta de ar constante, dificuldade para respirar.
  • A ansiedade, sudorese, palidez, tontura e angustia na crença de que a morte é iminente.
  • Tontura.
  • A transpiração.
  • Sensação de cansaço.
Nem sempre sofrer de uma severa dor no peito é sinônimo de um pré-infarto. Muitas dores no peito estão associadas a outras doenças tais como a gastrite, pneumonia e flatulência, entre outros.
As pessoas susceptíveis a um pré-infarto são aquelas com histórico familiar, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, estresse, tabagismo, e também aquelas que possuem uma dieta rica em carboidratos e gorduras excessivas.
Para evitá-lo, é aconselhável ter uma dieta mediterrânea à base de peixes marinhos, azeite de oliva e soja, frutas, legumes e cereais. Também é de grande ajuda fazer exercícios diários, como caminhar, pois ajuda o coração a bombear sangue.
O pré-infarto pode causar a morte, por isso quando você reconhecer algum destes sintomas do infarto, você deve ir com urgência a um centro de saúde. Além disso, se não houver controle médico da angina, o paciente também pode sofrer um infarto no miocárdio.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Remédios Para Evitar a Transpiração

Remédios Para Evitar a Transpiração

O suor é uma resposta natural e necessária para manter a temperatura do corpo, é composta de água e sal, e, na maioria das vezes, o cheiro é causado por bactérias e leveduras na pele que crescem em áreas quentes e úmidas, tais como axilas e outras áreas onde não há pelo, mas existem muitos remédios naturais para evitar o suor excessivo.
A depilação te ajuda a manter a área mais limpa e livre de odores, e faz sua pele respirar melhor, use roupas de algodão ou linho, de cores claras já que as de cores escuras fazem você suar mais, porque elas atraem o calor, prefira os tecidos sintéticos, você vai suar menos, porque eles permitem melhor ventilação e regulam a temperatura corporal.
Com sapatos é o mesmo, deve ser de couro ou lona e usar meias de algodão em épocas muito quentes, fora isso, são preferenciais sandálias, que permitem uma maior ventilação. Pedilúvio com bicarbonato de sódio adicionado à água, evita a transpiração em excesso. Você também pode aplicar bicarbonato de sódio diretamente sobre as axilas. Evite beber bebidas frias o que vai fazer você suar mais, o melhor são as bebidas quentes, onde o corpo vai tentar esfriar, escolha bebidas à temperatura ambiente e chás de ervas. Remova da dieta picantes e bebidas de álcool e café, que vão fazer você suar mais.
Um dos melhores remédios para a transpiração excessiva, é a pedra de alúmen natural, que é um potente anti-séptico. Além disso, algumas plantas podem ser eficazes como o sábio, que tem propriedades anti-transpirantes e pode ser aplicado localmente com algumas gotas de óleo essencial de sálvia, que deve ser evitado por crianças, mulheres grávidas e pessoas com história de câncer de mama.
Para regular a produção de suor, é adequado o óleo essencial Palmarosa, que também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Você pode diluir algumas gotas de óleo de amêndoa e aplicar. Deve-se evitar este óleo na gravidez e lactação.

domingo, 19 de agosto de 2012

CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DAS CADERNETAS DE VACINA

CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DAS CADERNETAS DE VACINA

Neste sábado, dia 18 de agosto, aconteceu em nossa unidade a Campanha de Atualização de Vacina. O CMS Itanhangá atualizou mais de 300 crianças que estavam com suas vacinas atrasadas ou no período de regularizar. A Campanha foi um sucesso e tudo ocorreu conforme previsto.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA DRª ELIANE GARCEZ

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA DRª ELIANE GARCEZ

Eliane Garcez, Médica e Diretora do Ambulatório São João Batista, completa hoje mais 1 ano de vida. Nós do CMS Itanhangá desejamos saúde, paz e sucesso em sua trajetória de vida. Obrigado pela contribuição e pelo seu trabalho de acolher com carinho e eficiência a comunidade do Itanhangá e a todos nós.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

2º DIA - COZINHA BRASIL

2º DIA - COZINHA BRASIL

Nesta quarta-feira, dia 15, aconteceu o 2º dia do Projeto Cozinha Brasil, em nossa unidade. Ao final do curso os alunos ganharam as receitas realizadas em aula pela professora do SESI, durante uma confraternização ao final do curso. Nossa equipe gostaría de agradecer a todos os alunos que participaram do Cozinha Brasil, aos profissionais do SESI que desenvolveram esse projeto maravilhoso para nossas áreas e ao Ambulatório São João Batista que disponibilizou o espaço para realização do curso.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

1º DIA - COZINHA BRASIL

1º DIA - COZINHA BRASIL

Hoje aconteceu em nossa unidade o evento realizado pelo SESI, "Cozinha Brasil' com apoio do ambulatório São João Batista e da Associação de Moradores do Sítio Pai João. O evento promoveu  sua  primeira aula com a presença de mais de 50 alunos. Houve a capacitação e a consciência do reaproveitamento dos alimentos. A interação e o retorno positivo de aceitação dos participantes foi imediata e resultou em diversas trocas de experiências e aprendizado recíproco entre todos.

Dica de Como Engordar

Dica de Como Engordar

Uma dieta para engordar tem como objetivo aumentar a massa muscular, mediante a uma alimentação de forma adequada.
Pessoas com baixo peso podem ter um metabolismo distinto, menos células de gordura ou uma genética diferente.
Uma dieta para engordar deve substituir os produtos lácteos gordos para produtos de lácteos integrais e conversando com um preparador físico para que ele possa projetar um programa de exercícios que enfatizam o aumento da massa muscular.
Além disso, você pode aumentar sua ingestão de carboidratos e proteínas.
Macarrão é uma ótima fonte de carboidratos junto com o cereal em geral, pão, batatas, produtos lácteos que tem baixo teor de gordura (leite, manteiga, iogurte e em especial o queijo rico em gordura).
Legumes e carnes são as principais fontes de proteína.
Você também pode aumentar o consumo de salsichas.
Embora todas as frutas fornecessem a abundância de vitaminas, especialmente recomendamos a banana e abacate.
Finalmente, lembre-se o tempo que for necessário consultar o seu médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.



DIVULGAÇÃO COM A DEFESA CIVIL

DIVULGAÇÃO COM A DEFESA CIVIL

  Nesta quarta-feira, dia 14, os Agentes Comunitários de Saúde apoiaram a equipe da Defesa Civil na divulgação nas áreas de risco da comunidade Sítio Pai João. A divulgação orienta as pessoas sobre o simulado das sirenes de alerta que acontecerá no dia 18 de agosto na própria comunidade.


Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
758,819 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
2.941 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itanhangá, n°270 - Itanhangá

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3139-4904